Quem somos

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) representa os quase 4.000 (quatro mil) lojistas estabelecidos no comércio de Niterói (RJ), município com cerca de 500.000 habitantes, que ostenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio de Janeiro.

Além de representar os interesses da categoria nas negociações com o Sindicato dos Empregados, para a celebração de Convenções Coletivas de Trabalho e outros acordos intersindicais, o Sindilojas Niterói marca firme presença institucional nas discussões acerca do desenvolvimento regional e municipal, participando de debates, mesas-redondas e audiências públicas, e promovendo discussões abertas sobre temas afetos aos lojistas.

Em torno de 90% das representadas pelo Sindicato são micro e pequenas empresas, o que é levado em consideração em passos institucionais como a programação de cursos rápidos para formação/reciclagem profissional de lojistas e seus colaboradores; e o estabelecimento de convênios diversos, com descontos especiais para nossos associados.

O Sindicato intercede a todo instante junto às autoridades em defesa dos legítimos interesses do comércio lojista estabelecido em Niterói, tais como:

• Necessidade de alterações e/ou adequações de legislações diversas;
    • Mudanças de trânsito;
    • Definição de locais e horários para estacionamentos de clientes
    • Definição de locais e horários para tarefas de carga e descarga de mercadorias
    • Importância da desoneração das atividades comerciais
    • Realização de investimentos públicos de urbanização e infraestrutura geral
    • Melhorias nos serviços de vigilância e policiamento
    • Maior disciplina urbana e de posturas, inclusive coibindo a ação de comércio ambulante não autorizado.

Além dos já citados, entre os benefícios oferecidos aos nossos Associados, o Sindilojas Niterói também mantém:

• Assessoria jurídica Cível e Trabalhista: consultas e ações de 1 a. Instância gratuitas, com agendamento prévio.
  • Fornecimento de Documentos úteis: cartazes, portarias, ofícios, cópias de Convenções Coletivas de Trabalho, banco de horas e acordos para feriados.
  • Campanhas de estímulo ao comércio local: Promoção de eventos e campanhas de vendas para fortalecer o movimento comercial de Niterói.
  • Informação a todo instante: revista, circulares, boletim eletrônico abastecem o lojista com informações úteis.
  • Seguro facilitado: para facilitar a contratação do seguro de empregados previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindilojas Niterói mantém uma apólice para adesão dos lojistas.
  • Convênio com o Instituto Fecomércio: pesquisas de preços, indicadores de inflação e estimativas de mercado, auxiliando o lojista na tomada de decisões comerciais.

O Sindilojas Niterói funciona em horário comercial, na Rua Dr. Borman, 6, 301, Centro, telefone (21) 2717-5357.