Moreira César liberada nesta sexta-feira

01/12/2015
Primeira etapa de obras de revitalização, no quarteirão entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo, será entregue dia 4

A primeira etapa de obras de revitalização na Rua Moreira César, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, no trecho entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo, será entregue na próxima sexta-feira, dia 4. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, as chuvas dos últimos fins de semana atrapalharam a conclusão dos trabalhos. A via, que é uma das mais importantes da cidade sob o aspecto comercial, gera cerca de dez mil empregos diretos, o que contribui muito para a economia do município. Além disso, a rua tem mais de 500 pontos comerciais, entre galerias e lojas de rua.

O prefeito lembrou nesta segunda-feira (30), em visita às obras em Icaraí, que desde o início do desenvolvimento estratégico do projeto, o intuito era entregar o primeiro trecho logo na primeira semana de dezembro. Segundo Rodrigo Neves, a Moreira César é um dos principais pontos de comércio de Niterói e as grandes empresas do Brasil estão na região. “Geramos quase dez mil empregos diretos, e esse projeto tem o objetivo de modernizar a rua e assim atrair mais investimentos. Na sexta-feira entregaremos a primeira etapa das obras com o trecho completamente revitalizado. Todo o calçadão vai ser aberto para que os comerciantes possam desenvolver os seus negócios de forma próspera às vésperas do Natal”, afirmou.

Rodrigo destacou ainda que concretizar um projeto esperado há décadas é muito gratificante, além de agradecer aos comerciantes pela paciência. “Qualquer obra traz transtornos e problemas e queria ressaltar que todo o primeiro trecho foi feito em apenas dois meses e meio, e o resultado satisfatório vai agregar muito ao patrimônio das pessoas, tornando a rua ainda mais aprazível”, concluiu.

Melhorias – O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, destacou que a obra não é só uma questão de revitalização, mas também uma obra de infraestrutura, pois a via ainda vai passar por muitas mudanças, como instalação de fiação subterrânea e pisos retráteis nas calçadas. “O granito, que já está sendo colocado, é um piso muito mais adequado para uma obra desse porte. Essa obra foi um projeto priorizado pela prefeitura para ganho dos moradores e lojistas. Houve um atraso devido a dois fins de semana de muita chuva, o que prejudicou o andamento da obra. Quando chove o rendimento é diferente, porém, os lojistas poderão aproveitar o mês de dezembro inteiro para as vendas”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, (Sindilojas), Charbel Tauil, conta que com a via revitalizada, mais pessoas vão se direcionar para o local. “Quem ganhou foi a população e o comércio local. Tivemos prejuízos e transtornos, mas é para um resultado melhor. O comercio está pronto para começar dezembro bem e preparado para o Natal. Vamos fazer uma iluminação natalina nas árvores e afirmo que será um Natal diferenciado nesse quarteirão. Os lojistas ficaram apreensivos com a finalização da obra, mas como vamos conseguir entregar na primeira semana de dezembro, todos vão sair ganhando”, comenta.

A dentista Teresa Celina Pinto, que tem consultório na Moreira César, ressaltou que obras sempre incomodam, mas ao final valerá a pena. “Realmente a calçada era estreita, não dava para passar muitas pessoas ao mesmo tempo, o que tumultuava muito. Acredito que depois de tudo pronto, vai ficar bem melhor. Todos os dias faço este trajeto na hora do almoço e posso afirmar que foi uma melhoria superválida e esperada”.

Projeto – As obras de revitalização da Rua Moreira César preveem uma série de intervenções na via, como a implantação do sistema “traffic calming”, que consiste em nivelar a calçada com a rua, fazendo com que os motoristas tenham que reduzir a velocidade nos cruzamentos; ciclofaixa em toda a sua extensão, com 1,20 metro de largura; fiação subterrânea; instalação de pisos táteis; 13 bicicletários;  padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano como bancas de flores e jornais.

Fonte: O Fluminense