Novas modalidades de preenchimento para o IR 2014

13/02/2014
Início de ano também é hora de acertar “as contas” com o Leão. E a novidade da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para 2014 é que a Receita Federal disponibilizará dois tipos de modalidade de declaração aos contribuintes: a opção pela declaração pré-preenchida e a opção que conta com um assistente virtual de preenchimento. Nos dois casos, é necessário que o declarante disponha de um certificado digital (uma espécie de CPF na internet) ou tenha procuração para algum contador ou outro profissional que possua o dispositivo.

Na modalidade pré-preenchida, o Fisco irá disponibilizar um documento com todas as informações fiscais que constam no banco de dados da Receita Federal. No entanto, cabe ao próprio contribuinte confirmar os dados apresentados. “A responsabilidade de informar corretamente as movimentações realizadas é exclusivamente da pessoa física. Parece óbvio, mas um dos maiores erros nas declarações é que as pessoas não conferem todos os dados. Portanto, é importante acrescentar o que falta e excluir informações desnecessárias”, afirma Lúcio Fernandes, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ).

Apesar do prazo para a entrega das declarações começar em março, a seleção dos documentos para o preenchimento requer trabalho e atenção. Por isso, não é bom deixar tudo para a última hora. O presidente aponta a organização como dica fundamental para o contribuinte não ter dor de cabeça e fazer uma excelente declaração do imposto de renda. “Para agilizar, reúna durante o ano os comprovantes de pagamentos, recebimentos e informes de rendimento. Em casos de infrações, o erro ocorre devido à desorganização do próprio contribuinte”, ressalta.

Já no caso do assistente virtual de preenchimento, o contribuinte poderá resgatar os dados de declarações anteriores através de um dispositivo eletrônico disponível no Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF2014).

Essas novidades visam facilitar o contribuinte no momento do preenchimento, proporcionando uma maior probabilidade de transmitir o documento de maneira correta. Essas ferramentas possibilitam o cruzamento dos dados do sistema da Receita Federal com os outros entes, como Ministério do Trabalho e Emprego.

É importante lembrar que o modo tradicional de fazer a declaração de imposto de Renda continua valendo para aqueles que não possuam certificado digital.

O presidente do Sescon-RJ lembra que o prazo final para as empresas enviarem o informe de rendimentos para seus funcionários é dia 28 de fevereiro, mas muitas companhias costumam antecipar a entrega, o que favorece o contribuinte. Há, ainda, fontes pagadoras que permitem a impressão do documento diretamente do site da empresa, como planos de saúde e instituições financeiras. O número do recibo da declaração do ano passado também é imprescindível para a conclusão do preenchimento. Para facilitar é possível resgatar os dados da declaração anterior com o respectivo recibo. No caso de perda, pode recuperá-lo em uma unidade da Receita Federal. “É bom aproveitar para fazer isso no início do ano, quando ainda não há filas”, alerta.

De acordo com a Receita Federal, o programa do Imposto de Renda será disponibilizado na internet a partir do dia 26 de fevereiro para os contribuintes efetuarem o download. O prazo para entrega da declaração será aberto no dia 6 de março e se encerra no dia 30 de abril. Estão isentos os trabalhadores que receberam até R$ 1.787,77 por mês.

Fonte: Sescon-RJ