Bandidos roubam lojas em shopping de Icaraí

11/06/2013

Criminosos invadiram estabelecimento, amarraram segurança e roubaram jóias, relógios e mais de 200 celulares. Comerciantes fazem abaixo-assinado e pedem segurança

Três homens armados usando um carro roubado invadiram na madrugada da última segunda-feira, o Center Icaraí. Depois de renderem e amarrarem o segurança, eles roubaram três lojas. O shopping fica na esquina das ruas Moreira César e Belizário Augusto, em Icaraí. Os criminosos entraram pela garagem do edifício e em menos de meia hora roubaram tudo o que puderam carregar. A polícia irá analisar imagens das câmeras de segurança para identificar os bandidos. Apesar do policiamento ter sido intensificado no bairro desde a semana passada, comerciantes locais já começaram a organizar abaixo-assinado pedindo mais segurança para Icaraí.

O síndico do prédio onde funciona o shopping, Nei Macedo, contou que foi acordado pouco depois das três horas da madrugada pelo segurança. “Ele contou que foi rendido e o local invadido e saqueado por bandidos armados”, disse.

Macedo explicou que além das lojas, também são alugadas vagas na garagem que funcionam 24 horas. “Os bandidos entraram pela garagem e o segurança perguntou qual era o número da vaga do carro, pois achou que seria um dos motoristas que deixam o veículo aqui. Nessa hora desceram dois homens armados e o renderam. O carro foi colocado no elevador e, depois de erguido, o segurança foi amarrado a uma cadeira com fita adesiva”, disse.

Já dentro do shopping, os bandidos saquearam dois quiosques que vendem telefones celulares, chips e outros acessórios de telefonia móvel. Depois de roubar todos os celulares – cerca de 200 aparelhos – eles, com um extintor de incêndio, quebraram a vidraça de uma relojoaria e roubaram as joias e os relógios mais caros. Depois que roubaram o que queriam, voltaram ao estacionamento e pegaram novamente o carro, mas como não sabiam usar o equipamento que fazia o elevador levar o veículo até o térreo, desamarraram o segurança e o obrigaram a descê-lo.

Milan Benes, de 58 anos, proprietário da relojoaria, contou que foi acordado pelo síndico às 5 horas com a triste notícia.

“Eu ainda não fiz as contas para saber exatamente qual foi o prejuízo, mas, olhando por alto, já posso estimar um desfalque de mais de R$ 30 mil, além do concerto da vidraça. Isso sem falar que estamos na semana do dia dos namorados e que a loja não poderá funcionar direito nos próximos dias”, contou.

A administradora da galeria, Elaine de Freitas, disse que já pensa em se reunir com os condôminos para rever algumas questões da segurança, entre elas, o fechamento da garagem no período da noite.

“Estamos pensando em várias medidas para melhorar a segurança interna do shopping, mas temos que discutir com os lojistas para chegar a uma decisão que agrade a todos”, afirmou.

O caso está sendo investigado por agentes da 77ª DP (Icaraí). Investigadores da distrital já puderam observar o vídeo, ainda no local do crime, e verificar a ação dos criminosos. Uma das vítimas já compareceu à delegacia e prestou depoimento. Antes de ser amarrado, o segurança conseguiu anotar o modelo e a placa do carro usado pelos criminosos, um Fox cinza de placa LJP-5381, que os agentes descobriram ter sido roubado na última sexta-feira, na área da 73ª DP (Neves).

Abaixo-assinado – Roberto Póvoa, proprietário de um bar nas proximidades, contou que os assaltos na região se tornaram frequentes. “No início do mês assaltaram a lanchonete que funciona aqui na Moreira César. Vou propor a todos os comerciantes um abaixo-assinado cobrando mais policiamento na região”, declarou. Na quinta-feira passada a Zona Sul já havia recebido reforço no policiamento.

Fonte: O Fluminense