Brasileiro trabalhou até 31 de maio de 2014 só para pagar tributos

01/06/2014
Só a partir de 31 de maio deste ano é que os contribuintes brasileiros estão tributariamente “alforriados”, tendo destinado 151 dias (ou exatos cinco meses de trabalho) somente para arcar com impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos federais, estaduais e municipais.
As informações estão no estudo “Dias Trabalhados Para Pagar Tributos – 2014”, recém-lançado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O presidente-executivo do Instituto, João Eloi Olenike, destaca que o brasileiro deverá destinar 41,37% do seu rendimento bruto para pagar os tributos, percentual que no ano passado ficou em 41,10%.

O executivo ressalta que a quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega, país em que o cidadão destina 154 dias de trabalho, mas obtém qualidade de vida superior.
“Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outros serviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seus rendimentos para compensar a ineficiência do governo.”

O estudo do IBPT comparou a carga brasileira de 151 dias/ano com países como a Alemanha (138 dias), e a Bélgica (média de 102 dias).