Carnê do IPTU 2016 já começou a ser emitido em Niterói

17/12/2015
Cota única terá desconto de 10% para quem pagar até o dia 8 de janeiro

Os 191 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2016 já começaram a ser emitidos em Niterói. A cota única terá desconto de 10% para quem pagar até o dia 8 de janeiro, e de 7% para quem quitar até 7 de fevereiro, segundo a Prefeitura.

O total do lançamento corresponde a cerca de R$ 418 milhões sem contar o desconto pelo pagamento antecipado em cota única. O percentual de pagamento à vista tem sido em torno de 20% em valor dos carnês emitidos.

O calendário completo para quitação em 12 parcelas já foi publicado no último dia em 12 de novembro, na resolução número 11 da Secretaria Municipal de Fazenda, que determina o calendário de recolhimento de tributos municipais.

Sobre os cidadãos que possuem débito de IPTU, caso não sejam parcelados ou quitados, serão incluídos na dívida ativa.

Segundo o secretário da Fazenda, Cesar Barbiero: “É de extrema importância para a Secretaria e para os cofres do município a antecipação do pagamento dos carnês. Com o recurso em caixa, podemos analisar com mais serenidade as disposições ao longo do ano. Já com o pagamento mensal (fracionado), pelo fato de não causar restrições impactantes aos contribuintes inadimplos, a pulverização da arrecadação se torna muito grande. Com base nos anos anteriores, a Fazenda consegue analisar uma média dos pagamentos e, com isso, projetar o fluxo para os próximos meses e anos. Fatores como inflação, mercado de trabalho e movimentação do mercado imobiliário são de extrema relevância ao tentarmos alcançar uma informação mais precisa”.

Clique aqui e confira o calendário completo de recolhimento