Comércio de Niterói abre 3 mil oportunidades para o Natal

07/09/2014
O comércio de Niterói vai abrir cerca de três mil vagas temporárias de trabalho a partir de novembro, em função das vendas de fim de ano, como prevê o presidente do Sindicato dos Lojistas do Município (Sindilojas), Charbel Tauil. Segundo ele, embora as atividades comerciais no País estejam enfraquecidas, o momento é de aquecimento na cidade. A informação é reforçada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que estima alta de 20% das oportunidades oferecidas no setor já para este mês.

“Associados da CDL solicitaram colaboradores temporários já para este mês, com muita urgência. Outros farão contratações em outubro e novembro, quando já se inicia a corrida às compras. Creio que a alta seja tanto para suprir a carência normal do fim de ano, quanto por conta do momento especial de 2014, com a campanha ‘Natal Premiado’, feito pela ACIERJ ( Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro), CDL Niterói e Sindilojas para aquecer as vendas no comércio e premiar os consumidores”, informou a psicóloga do balcão de empregos da CDL, Leila Bandeira.

Além de eventos em espaços públicos e muita iluminação festiva, desta vez, o comércio local contará com um diferencial: a campanha “Natal Premiado”. Nela o consumidor que fizer compras nos estabelecimentos participantes ganhará raspadinhas com prêmios que incluirão: eletrodomésticos, notebook, viagens, bicicleta elétrica e um carro zero quilômetro, de acordo com a Sindilojas. As raspadinhas serão distribuídas a partir de 22 de novembro – dia do aniversário de Niterói.

“Há uma mobilização inédita envolvendo entidades empresariais, a Prefeitura de Niterói e ONGs, visando proporcionar um excelente final de ano para toda Niterói”, diz Charbel.

Shoppings – Para cargos de vendedores, estoquistas e caixas, entre outras funções de “extra Natal”, só o Plaza Shopping, no Centro, dá conta de que 500 empregos serão ofertados no local a partir da segunda quinzena de outubro. Além disso, 50 vagas já estão abertas para início imediato. O Itaipu Multicenter, na Região Oceânica, espera mais 20% de contratações no fim de 2014, se comparado ao ano passado.

Pré-requisitos – Para a CDL, “a maior procura é para vendedores com experiência, proativos e, principalmente ,assíduos e pontuais. Ficando em segundo lugar caixa, com os mesmos requisitos dos vendedores, além de experiência em informática e notas fiscais eletrônicas. Recepção também é bastante solicitado”.

Já o Itaipu Multicenter aponta que, “entre as características mais pedidas, estão: Ensino Médio completo, simpatia, ser comunicativo e alguns pedem experiência mínima, mas não é sempre. Isso varia do perfil da loja”.

Efetivados – Cerca de 40% dos funcionários são contratados depois do período temporário da função no fim do ano, segundo os lojistas do Plaza Shopping. De acordo com os gerentes dos estabelecimentos, uma pessoa nova pode acabar assumindo a vaga de um empregado mais antigo, caso tenha resultados melhores no período.

“Mas isso depende muito do desempenho e resultado em vendas de cada funcionário”, ressalvam.

O SAC do Plaza e do Itaipu Multicenter se disponibilizam a receber currículos, dar informações às lojas e aos pretendentes sobre vagas abertas nas lojas. No entanto, as próprias lojas ficam responsáveis por treinar e capacitar os novos funcionários, de acordo com a cultura de cada empresa, conforme explicam as administrações.

Capacitação – Para ajudar no preparo dos profissionais, o Itaipu Multicenter costuma oferecer palestras e cursos durante o ano e, principalmente, em datas comerciais como as do fim do ano.

O Plaza Shopping desenvolveu um Manual do Lojista que é entregue aos proprietários das novas lojas que inauguram no shopping e que visa orientá-los sobre as práticas e condutas do empreendimento. A orientação é que se compartilhem tais práticas com seus funcionários.

A CDL tem parceria com o SEBRAE que proporciona qualificação ao candidato. Também possui um balcão de empregos que recebe currículos de variados setores. Os candidatos são chamados de acordo com a demanda, além de triagem com redação e avaliação do candidato, como o jeito de falar e a organização das ideias, feita pela psicóloga Leila Bandeira.

Fonte: O Fluminense