Encontro marcado na Internet está sendo monitorado pela PM

15/01/2014
Moradores de Niterói estão organizando um “rolezinho” para a tarde do próximo sábado, no Plaza Shopping. Em um evento criado em uma rede social, cerca de 340 pessoas estavam confirmadas até esta terça-feira, e mais de quatro mil convidadas. De acordo com os comentários na internet, a intenção é fazer um “rolezinho” pacífico.

Os “rolezinhos”, como ficaram conhecidos, são encontros marcados por jovens pela internet. Os eventos acontecem principalmente em centros comerciais, e ganharam força em dezembro do ano passado. Tudo começou na Zona Leste de São Paulo, quando algumas lojas fecharam com medo de saques e o centro comercial encerrou o expediente mais cedo. Depois das decisões judiciais obtidas por shoppings em São Paulo proibindo os “rolezinhos”, o evento foi exportado para outros Estados.

De acordo com as páginas dos eventos na grande rede, é possível perceber que os “rolezinhos” têm como objetivo reprimir o preconceito e o racismo. O argumento mais usado pelos organizadores é baseado na teoria de que as pessoas que foram recriminadas em São Paulo, mesmo sem ter cometido nenhum crime, eram pobres e negras.

De acordo com a estudante Nalui Mahin, 21 anos, que confirmou presença no evento em Niterói, o ato marcado será pacífico.

“Acho que o evento é uma manifestação contra o racismo, e se a intenção fosse de roubar ou praticar vandalismo, a situação dos shoppings estaria muito pior”, comentou.

Visando manter o evento sem confusões, o comandante do 12ºBPM (Niterói), coronel Gilson Chagas, afirmou que a polícia militar está monitorando a rede social atentamente.

“Estamos monitorando o evento, e montaremos um planejamento baseado no tamanho da mobilização, sem tomar nenhuma medida antecipada”, confirmou o comandante.

Por nota, o Plaza Shopping esclareceu que serão tomadas todas as medidas preventivas para garantir a segurança e bem-estar dos clientes, lojistas e colaboradores do centro comercial.

Fonte: O FLUMINENSE