Novo portal do governo vai permitir abertura de pequenas empresas em até 5 dias

19/11/2013
A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República assinou, nesta terça-feira (19), um contrato no valor de R$ 30 milhões com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a construção do portal Empresa Simples. Será um site de serviços dirigido a cerca de 8 milhões de micro e pequenos empresários e também para os microempresários individuais (MEI).

O principal objetivo é permitir a abertura e fechamento de empresas no prazo máximo de cinco dias e reduzir o excesso de burocracia estatal para aumentar a produtividade e a lucratividade do segmento.

O portal Empresa Simples, que funcionará também como uma praça eletrônica de comércio, aproximando compradores de vendedores, será suportado por sistemas de informação que garantirão disponibilidade, performance, qualidade e segurança, tanto do ponto de vista operacional quanto institucional.

Com a construção do portal e sua entrada em operação em meados do segundo semestre do ano que vem, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa viabilizará a implantação do Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todo o País.

Com isso, será implantado nacionalmente o cadastro único para abertura e baixa de empresa por meio digital, cujo único documento necessário será o CNPJ. Será eliminada a multiplicidade de procedimentos e cadastros hoje exigidos para se formalizar um empreendimento.

Fonte: Portal Brasil