Onda de violência causa prejuízos nos comércios da cidade de Niterói

27/04/2014
Crescente insegurança pode estimular queda nas vendas dos estabelecimentos da cidade. Entidades do setor se mobilizam para discutir possíveis saídas para o prejuízo

O aumento do índice de violência na cidade de Niterói tem causado um sensível impacto negativo sobre o movimento de vendas no comércio da cidade, de acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói), Charbel Tauil. Uma reunião será realizada esta semana entre o Sindilojas Niterói, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e a Associação Comercial do Estado para que as entidades possam compartilhar dados e estimativas sobre impacto da onda de violência no movimento comercial.

Charbel Tauil afirma que ainda não tem informações detalhadas sobre cifras perdidas com a atual onda de violência na antiga ‘cidade sorriso’.

“É difícil informar um percentual geral de queda nas vendas, depende muito da localização do ponto e do segmento de atuação de cada um. Porém, uma coisa é certa: uns mais, outros menos, mas todos os comerciantes da cidade estão deixando de faturar. Num cenário como o que estamos vivendo em Niterói, o medo faz com que o consumidor se retraia, ficando fora de casa só o mínimo necessário, despencando as vendas de imediato”, argumento o presidente do Sindilojas.

O presidente da CDL Niterói, Fabiano Gonçalves, comunicou, porém, que não recebeu e nem percebeu desordem ou impacto no comércio por conta da violência. Ele, contudo, alertou que muitas pessoas se aproveitam das últimas ocasiões para oferecerem serviços de segurança desnecessários até o momento. Portanto, a CDL se mostrou à disposição dos lojistas que estiverem se sentindo prejudicados pela situação.

“Nossa entidade, através do telefone 2621-1999, pretende prestar o devido auxílio e, se necessário, acessar seu contato direto a Guarda Municipal, 12º Batalhão, Prefeitura e demais secretariados. Desta maneira, é importante ressaltar que devemos estar atentos para possíveis oportunistas que diante de cenários como estes se aproveitam para oferecer serviços de seguranças que só alimentam ainda mais a sensação de caos e desordem”, alertou Fabiano Gonçalves.

Cultura em baixa – Por motivos de segurança, o espetáculo ‘Nós Sempre Teremos Paris’, que seria apresentado no Teatro Abel, em Icaraí, foi cancelado neste final de semana. Em nota oficial, a produção do espetáculo afirmou que a cidade está passando por um momento difícil e a produção entendeu que seria complicado levar as pessoas ao teatro. O comunicado informou ainda que o espetáculo voltará com as apresentações normalmente de sexta a domingo, nesta semana.

Fonte: O Fluminense