Pandemia: Sindilojas Niterói defende manutenção do funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços

Embora lamentando profundamente o crescente número de vítimas da covid-19 em todo o país, o Sindicato dos Lojistas de Niterói vem manifestar sua preocupação diante da tendência de retomada, por administrações estaduais e municipais, de fechamentos parciais ou totais de estabelecimentos comerciais e de serviços, afetando — injusta e indiscriminadamente — a subsistência de um amplo leque de trabalhadores e empreendedores, já por demais sacrificados ao longo da pandemia.

O Sindilojas Niterói faz questão de relembrar a todos que os estabelecimentos da cidade aderiram prontamente, tão logo foram instituídos os atuais protocolos. Com todos os procedimentos sendo seguidos à risca, como estão, e com os micro, pequenos e médio empreendedores sufocados por dívidas e com seus faturamentos drasticamente reduzidos já há doze meses, não podemos aceitar sequer a hipótese de novos fechamentos em nosso município. Nem reduções de horários, uma vez que estas acarretam concentrações de consumidores, aí sim perigosas para a transmissão de vírus.

Por outro lado, apoiamos uma maior fiscalização de atividade informais ou clandestinas, necessidade muito bem lembrada pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Feitas estas considerações, reiteramos o total repúdio do Sindilojas Niterói a qualquer iniciativa que venha novamente a cercear as atividades empresariais devidamente estabelecidas em nosso município. Estamos certos de que há caminhos mais eficazes de combater a atual pandemia, e mantemos a esperança numa ampla e rápida vitória contra a covid-19.

CHARBEL TAUIL RODRIGUES
Presidente do Sindilojas Niterói