Policiamento reforçado em Niterói

13/11/2013
Secretário Beltrame anuncia hoje Cia. Destacada de Policiamento no Morro do Estado, além de adiantar inaguração da DH

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, vai se encontrar hoje para um almoço com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e com outras autoridades da Segurança Pública do Estado, como a chefe de Polícia Civil, a delegada Martha Rocha, e autoridades ligadas à Polícia Militar. Eles vão discutir sobre questões da segurança pública na cidade e, na ocasião, o secretário vai fazer propostas que podem ajudar a combater os crimes na cidade.

Uma das propostas é a implantação de duas Companhias Destacadas de Policiamento Ostensivo nos moldes do que foi feito na Comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Uma delas será implantada no Morro do Estado, na região central da cidade, e a outra ainda será definida com o auxílio do Serviço de Inteligência da Polícia Militar.

A implantação da Companhia pode ser o prenúncio da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na região, de acordo com um documento já divulgado pelo O FLUMINENSE, que traçava estratégias para implantação de uma UPP no próprio Morro do Estado. Isso porque os moldes de funcionamento entre as duas frentes é muito semelhante. A Cia da Mangueirinha, o maior exemplo desse tipo de policiamento, funciona hoje com cerca de 180 homens espalhados em pontos de policiamento específicos, com rondas escolares e ações de repressão ao crime e patrulhamento de prevenção.

Ainda durante esse almoço, o secretário vai propor ao prefeito a cessão de um prédio onde caibam cerca de 150 homens, a instalação da nova Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), que servirá de sede para especializada até que a licitação corra e o novo prédio seja construído. O adiantamento é para aproveitar a formação dos cerca de 1200 policiais ainda este mês e, essa “nova sede provisória”, já acolheria todos os agentes da atual DH e mais 150 homens recém-formados. Caso seja confirmado, a nova DH de Niterói deve ser inaugurada antes do Natal deste ano.

Fonte: O Fluminense