Ponte Rio-Niterói tem novo administrador e pedágio será mais barato

18/03/2015
ponteNovo valor projetado da tarifa é R$ 3,70, com previsão de entrar em vigor em junho

A nova empresa concessionária que vai administrar a Ponte Rio-Niterói é a EcoRodovias Infraestrutura e Logística S/A. O resultado foi divulgação nesta quarta-feira (18/03), na Bolsa de Valores de São Paulo.
A EcoRodovias ofereceu um deságio de 36,67% no preço da tarifa do pedágio, alcançando um valor projetado de R$ 3,70 contra os R$ 5,20 praticados hoje. A empresa assinará o contrato em 17 de maio e assume a operação da Ponte Rio-Niterói no dia 1º de junho, quando passa a valer o novo valor da tarifa.

O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, acompanhou o leilão ao lado do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Nova concessão vai gerar R$ 1,3 bilhão em investimentos

A licitação prevê R$ 1,3 bilhão em investimentos e a empresa vencedora também será responsável pela execução de obras de infraestrutura viária que vão facilitar os acessos à ponte tanto do lado do Rio quanto do lado de Niterói. Entre as intervenções especificadas no edital estão a construção do Mergulhão da Praça Renascença, em Niterói, e da Avenida Portuária, no Rio de Janeiro. As obras, no valor de R$ 420 milhões, foram elaboradas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) em parceria com a ANTT e deverão ser executadas pela empresa concessionária vencedora da licitação até o 5º ano da concessão.

Do lado do Rio de Janeiro, as intervenções incluem a construção da Avenida Portuária, para conexão de veículos pesados entre a Avenida Brasil e o Porto do Rio, no Caju. A Avenida Portuária terá um impacto positivo significativo no trânsito, uma vez que o grande volume de caminhões de carga que acessa o Porto do Rio deixará de circular nas imediações da Rodoviária Novo Rio e do Into, acessando o porto direto da Avenida Brasil tanto para a chegada quanto para a saída.

A Avenida Portuária também contará com uma ligação direta da ponte com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil para os veículos que vem de Niterói. Estudos indicam que 40% do fluxo de veículos neste sentido têm como destino as zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense e as rodovias BR-040 e Dutra. A construção desse acessos diretos, com duas faixas de rolamento, para a Linha Vermelha e para a Avenida Brasil, reduzirão os constantes congestionamentos da chegada da ponte ao Rio de Janeiro.

No lado de Niterói, a implantação do Mergulhão da Praça Renascença vai melhorar o fluxo de veículos não apenas no acesso à ponte, como também no acesso ao Centro de Niterói.

Fonte: Secretaria estadual de Transporte