Projeto “Um novo Centro, Eu acredito!” é lançado

08/04/2014 – Niterói está prestes a ganhar um grande projeto de reurbanização para o seu Centro. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói lançou hoje o projeto “Um novo Centro, Eu acredito!”, um projeto social de apoio aos lojistas da região que viram nas últimas duas décadas a área ser desprestigiada.

Com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Niterói), do Sindilojas e patrocínio do Shopping Bay Market, o projeto tem como objetivo conscientizar a população e o comércio  desta região sobre a importância do Centro histórico como local de investimento em novos negócios, além de porta de entrada para visitantes de outras regiões o centro de Niterói é um local onde passam 90% da população da cidade.

Ao longo de três meses (abril, maio e junho) a  parceria propõe-se a conscientizar a todos através do desenvolvimento de ações voltadas para a população, apresentando e divulgando largamente os objetivos da revitalização do novo Centro, que abrange sete bairros (Centro, São Lourenço, Ponta D’Areia, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem e Bairro de Fátima, além do Morro do Estado e da Favela do Sabão), além de promover o comércio da região, local de interesses, compras e novas parcerias.

“O Centro de Niterói abrigava importantes órgãos e comércios da cidade, era uma cidade extremamente rica e com opções de negócios, mas que sofreram um esvaziamento após a mudança da capital para o Rio. Ruas como Visconde de Uruguai e Conceição possuem enorme potencial comercial e que geram emprego e renda para muitas pessoas. Desejamos com esse projeto devolver essa importância econômica para a região”, explica o presidente da CDL Fabiano Gonçalves.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói), Charbel Tauil, assinala que “a proposta de um novo centro da cidade — modernizado, mais seguro, mais bonito e com melhor mobilidade urbana —, é algo que interessa não apenas aos empresários, mas à toda a população. Nós, comerciantes, estamos certos do êxito desta ideia, tanto que nosso Sindicato está lado a lado com a CDL Niterói nesta iniciativa. O novo Centro tem tudo para ser um divisor de águas na história do desenvolvimento econômico de nossa cidade”.

Uma das principais mudanças anunciadas foi a reforma da fachada do Bay Market, um dos primeiros pontos comerciais a ser visto por quem chega pela estação das barcas e passa pela Avenida Rio Branco. A partir de maio o mall inicia um grande projeto de modernização – assinado pelo arquiteto Paulo Baruki – após 16 anos de operação. A obra está orçada em R$ 25 milhões e modificará fachada, novo mobiliário, climatização, iluminação natural em interface com o ambiente externos e novas lojas e deverá ser concluída em maio de 2015.

A primeira mudança providenciada pela nova administradora do shopping, a REP Shoppings, foi unificar a identidade visual do Bay Market ao visual adotado pelos outros 18 empreendimentos do grupo.

“Esperamos com a modernização receber ainda mais clientes e aquecer mais as vendas”- prevê a superintendente Cristiane Garcia, que atualmente recebe 70 mil pessoas por dia no Bay Market.

Outro empreendimento que também contribuirá para a revitalização do Centro é a construção do edifício Monumental, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 200, o último projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer para a cidade. As duas torres gêmeas terão 26 andares, três pavimentos subterrâneos e contará com 440 salas comerciais, além de 370 quartos de hotel e flats da rede Accor, com bandeiras Ibis e Adagio e 16 lojas no andar térreo. O projeto está sob responsabilidade das incorporadoras PDG (construção) e Latini Bertoletti (desenvolvimento) e será oficialmente lançado com uma grande festa no Teatro Popular Oscar Niemeyer no fim deste mês.