Segurança para a Praça do Rink

23/08/2015
Comandante do Batalhão de Niterói da PM vai pedir ajuda à prefeitura para reativar cabine em parceria com a Guarda Municipal

O comandante do Batalhão de Niterói, 12º BPM, coronel Fernando Salema, vai pedir à Prefeitura apoio para reativar a cabine da PM na Praça do Rink, na Região Central de Niterói. A medida será tomada para tentar diminuir os índices de violência na região, onde, em um período de 40 dias ocorreram três mortes.

Recentemente, em um evento de inauguração da 24ª delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, em um shopping no Centro de Niterói, o prefeito Rodrigo Neves já havia sinalizado interesse em colaborar com a instalação de uma base integrada entre a PM e a Guarda Municipal, na Praça do Rink.

“Ainda não propuseram à Prefeitura a fazer essa base integrada ali na praça. Logo que a PM demandar esse pedido, faremos do mesmo jeito que já foi realizado na Região Oceânica e em bairros da Zona Sul. Se for solicitado pela polícia, nós iremos montar uma base ali”, disse o prefeito na época.

Para o coronel Salema, essa parceria com a Guarda Municipal trará tranquilidade às pessoas que circulam diariamente pelo espaço no Centro da cidade. “Aquela cabine precisa ser ativada novamente. Isso irá tranquilizar quem frequenta ou passa pela praça. Quando assumi o batalhão eu tive que realocar alguns policiais para diminuir o índice de violência em algumas áreas de Niterói. Existe um trabalho muito bom que é realizado junto com a Guarda Municipal e será muito importante aqui no Centro”, disse Salema.

A notícia agradou comerciantes, ambulantes e frequentadores do local. O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), Charbel Tauil, falou sobre o trabalho de integração entre a PM e a Guarda, que garante a segurança e tranquilidade . “A reativação da cabine da polícia no Rink é uma excelente iniciativa, por tudo o que representa em termos de segurança e tranquilidade para todo o entorno, seja para moradores, comerciantes ou transeuntes. Vale lembrar que a ação integrada da PM com a Guarda Municipal já comprovou ser muito eficaz, como por exemplo em Santa Rosa e na Região Oceânica”.

A base integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar é uma ação de apoio de estratégias de segurança do governo do Estado. O trabalho é feito em Niterói através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública e o Batalhão de Niterói. Ao todo já são quatro unidades da Base Integrada que funcionam em Icaraí, São Francisco, Largo do Marrão e em Piratininga, na Região Oceânica. Todas funcionam em plantão de 24 horas, com esquema de revezamento entre a Guarda Municipal e Polícia Militar.

Memória – Em pouco mais de um mês, três pessoas foram mortas a tiros nas imediações da praça do Rink. Entre as vítimas estão dois irmãos, que foram executados por traficantes do Morro do Estado em menos de 24 horas. No último dia 4, um homem foi morto no banco da praça.

Fonte: Jornal “O Fluminense