Vendas do comércio no Rio crescem 6,2% em maio

07/07/2014
As vendas do comércio lojista na cidade do Rio cresceram 6,2% em maio na comparação com mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada hoje (7) pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que abrange cerca de 500 estabelecimentos comerciais.

Na comparação com abril, o aumento em maio chegou a 0,2%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período de 2013, as vendas cresceram 6%.
Saiba Mais

De acordo com a CDLRio, apesar do feriado prolongado de 1º de maio, quando muitos cariocas viajaram, o Dia das Mães foi decisivo para melhorar o faturamento dos lojistas.

Segundo a pesquisa, as vendas de maio foram mais intensas nos setores de confecção (7,5%), eletrodoméstico (6,1%), tecidos (5,4%), móveis (4,6%), calçados (3,4%), óticas (2,8%) e joias (2,1%). A venda a prazo, com 6,6% foi a modalidade de pagamento mais usada pelos clientes.

A pesquisa mostrou também que, em maio, as lojas da zona sul da cidade venderam 11,7% a mais de bens não duráveis como calçados e vestuário, as da zona norte 6,2% a mais e as do centro – 1,3%. Já para a venda dos bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos, joias e óticas, as lojas da zona norte registraram aumento de 6,7%, as do centro, de 4,7% e as da zona sul, de 3,9%.

As dívidas quitadas no comércio lojista cresceram 4,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado reflete a busca pelo crédito para as compras no Dia dos Namorados. A inadimplência aumentou 1,1% em relação a maio de 2013.

No acumulado dos cinco meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2013, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram respectivamente 1,4% e 4,7%.

Fonte: Agência Brasil