Brasileiro economiza mais água e energia, segundo pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos

02/06/2015
Pesquisa nacional sobre Consumo Consciente, realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, revela que apenas um em cadenergiaa dez brasileiros (11%) lava a calçada com jato de água. No ano passado, um em cada quatro (25%) mantinha esse hábito. Movimento semelhante foi observado para os que lavam o carro com mangueira: em 2014, somavam 20% e agora, foram reduzidos a 10%. Estas duas atividades registraram os menores percentuais desde o início do levantamento – em 2007.

Outros destaques positivos apurados pelo levantamento são: “apagar as luzes ao sair de um recinto”, atividade com maior adesão entre os entrevistados, com 96% e “fechar a torneira ao escovar os dentes”, 93%. Ambos apresentaram, em 2015, os índices mais altos de toda a série.

“O movimento apurado neste ano pela pesquisa reflete os efeitos no comportamento do brasileiro do aumento nas tarifas de energia elétrica e das seguidas informações sobre níveis historicamente baixos de reservatórios no país, que resultaram num consumo mais consciente desses recursos.”, avalia Christian Travassos, economista da Fecomércio RJ.

Reciclagem de lixo
Menos da metade da população brasileira (45%) separa o lixo para reciclagem em 2015, o que representa uma leve piora na comparação com o ano passado, quando 48% dos entrevistados afirmaram que faziam a separação. A pesquisa mostra que há falta de confiança quanto à reciclagem efetiva. Na opinião de 64% dos entrevistados, o lixo reciclado acaba misturado na coleta pública, sem a devida separação.

Alimentos Orgânicos
O consumo de produtos orgânicos manteve-se relativamente estável, com alta de apenas 1 p.p. em relação ao ano passado, chegando a 21% da população. “Essa estabilidade tem relação com duas forças contrárias. De um lado, há o incentivo cada vez maior à saúde, ao consumo de alimentos considerados mais saudáveis ao corpo e ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, no último ano, o consumo como um todo foi influenciado pelo cenário econômico, o que prejudicou o avanço do mercado de orgânicos, marcado por preços acima da média” explica o economista Christian Travassos.

Desperdício de Alimentos
A parcela de brasileiros que verificam os armários e a geladeira antes de fazer compras ficou em 68%. Em 2014, o percentual havia sido de 71%.

A pesquisa nacional sobre Consumo Consciente é realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos anualmente com mil e duzentos entrevistados de 72 cidades brasileiras.