Comerciantes com preparo também têm espaço

18/08/2013
Um bom empresário que administra está sempre inteirado e se dedica ao seu negócio. Com preparo profissional, empresários do comércio alcançam sucesso.

Ser um comerciante é muito mais do que ser dono de um estabelecimento e lucrar com o mesmo. É preciso acompanhar de perto todo andamento do trabalho. Um bom empresário administra, está sempre inteirado e se dedica ao seu negócio.

De acordo com o professor de empreendedorismo do Ibmec RJ, Thiago Almeida, estudar gestão de negócios é o caminho ideal para ser um empreendedor bem-sucedido.

“De modo geral, um profissional que vai comandar uma empresa precisa de conhecimentos básicos em contabilidade e finanças, gestão de pessoas, marketing e estratégia, e por isso justamente o curso de gestão é sempre o mais recomendável, por aglutinar os principais conteúdos destas disciplinas”, recomenda.

O gestor do projeto de ensino a distância do Sebrae, Rodrigo Estrela, destaca o que é preciso para conseguir manter um bom negócio.

“O planejamento é essencial para a criação e manutenção de uma empresa e deve ser o primeiro passo de um empreendedor. Quem quer montar um negócio precisa coletar informações que darão subsídios à elaboração do plano de negócios. É necessário realizar uma pesquisa de mercado para identificar o melhor local para abrir o empreendimento, saber quem são os concorrentes, os fornecedores e os consumidores e suas necessidades. Além disso, é preciso saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa”, detalha.

Quanto aos mais jovens que desejam abrir sua própria empresa, o gestor é taxativo. “Determinação, persistência, criatividade, vontade de vencer e romper padrões são características comuns aos jovens empreendedores de sucesso. Por outro lado, a falta de experiência aliada à autoconfiança em excesso pode ser um fator precursor do fracasso de um jovem à frente de um negócio”, considera e ainda aponta o roteiro “Quero Abrir um Negócio” e cursos segmentados do Sebrae como uma ótima ajuda para o pontapé inicial.

O empresário Charbel Tauil Rodrigues, de 47 anos, é perito no assunto. Proprietário de cinco lojas Ortobom e no ramo há 33 anos, quando começou a ajudar seu pai na administração do negócio, ele está sempre renovando seus conhecimentos.

“Já fiz diversos cursos e, a cada três meses refaço o de vendas e a cada seis meses, o de neurolinguística, que é primordial para um bom atendimento”, conta.
Para ele, quem quiser abrir um negócio atualmente precisa ter um fundo de reserva e saber no que investir.

“O ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado, ter coragem e um bom capital para contornar qualquer contratempo”, acentua.

E para quem acha que é fácil estar à frente de um negócio, Tauil ressalta que um comerciante deve ser um profissional completo.

“Um comerciante tem que ser um pouco de tudo: advogado, psicólogo, médico, contador, vendedor e até detetive”, brinca.

Afinidade – A proprietária da papelaria Amo Isso, Carla Capeto, 43 anos, escolheu o ramo por amor e se preparou bem para dar o pontapé inicial, há três anos.

“Já tive uma academia, mas sempre gostei de vendas e adoro os produtos de papelaria, então resolvi investir na área. Fiquei um ano pesquisando fornecedores, avaliando se era melhor abrir uma franquia, mas optei por investir no meu próprio negócio”, revela.

A empresária destaca que o sucesso está na boa administração da loja.

“Acompanho tudo de perto. Eu que faço todos os pedidos e fico na loja diariamente. Sei tudo que tem no estoque”, conta e lembra que ter um diferencial também é essencial.

“Busco muitas parcerias. Temos fornecedores exclusivos e funcionários excepcionais, que vestiram mesmo a camisa da empresa”, acrescenta.

Fonte: O FLUMINENSE