Comerciários de Niterói ganham reajuste de 9%

Percentual superou a inflação e a atualização do piso regional estadual

Os salários dos comerciários de Niterói serão reajustados em 9%, já calculados a partir de 1º de março, conforme disposto Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018, que acaba de ser assinada entre o Sindicato dos Empregados (SEC) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas Niterói).

O reajuste concedido foi maior do que o aplicado no piso regional do Estado do Rio de Janeiro para trabalhadores do setor privado (8%), sendo superior também à inflação medida pelo INPC (5,68%) entre os meses de fevereiro de 2016 e 2017.

— Ao reajustarmos acima da inflação, estamos demonstrando aos nossos colaboradores o quanto eles são importantes para o dia a dia do Comércio — comenta o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil. — Ao mesmo tempo, nos ativemos à difícil realidade dos lojistas, considerando a grave crise econômica nacional. Creio que chegamos a um meio termo justo e positivo para ambas as partes — diz Tauil.

Segundo a nova Convenção Coletiva, os 9% de reajuste valem até a faixa salarial de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Acima deste valor, fica livre a negociação entre empregado e empregador.

Ainda de acordo com a nova Convenção, a partir de 1º de março de 2017, o salário mínimo profissional – piso salarial é de R$ 1.150,00 ( mil cento e cinquenta reais), garantido a todos os integrantes da categoria profissional. Durante o período de experiência, para os empregados contratados temporariamente, ficou garantido piso salarial de R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais), ou o salário mínimo federal.

Estão mantidas todas as demais exigências dos anos anteriores, especialmente as que dizem respeito a trabalho em feriados, banco de horas, prorrogação de jornada  e seguro de vida em grupo para os trabalhadores.

A íntegra da Convenção 2017-2018 está disponível no site do Sindilojas Niterói: www.sindilojas.org.br > Trabalho > Convenções Coletivas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindilojas Niterói