Comércio de Niterói prevê alta de 3% a 5% nas vendas para o Dia das Crianças

09/10/2014
Expectativa dos lojistas para o Dia das Crianças é de aumento de 15%. Brinquedos eletrônicos ganham destaque e gasto médio dos niteroienses deve ser de R$ 100

Fonte: Jornal O FLUMINENSE

O comércio de Niterói prevê alta de 3% a 5% nas vendas para o Dia das Crianças, quando comparado a igual período no ano passado. A informação é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). A estimativa das lojas localizadas em shoppings é de que as vendas aumentem 15%.

Segundo Fabiano Gonçalves, que preside a CDL e é secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, o destaque na intenção de compras fica por conta dos brinquedos eletrônicos, os preferidos das crianças. O presidente do Sindilojas, Charbel Tauil, acredita que o gasto médio dos niteroienses por presente será de R$ 100.

“Mesmo que estatisticamente o quadro geral seja modesto, com certeza as famílias vão manter a tradição de dar presentes para a criançada. Liderando as vendas na ocasião estarão brinquedos em geral, seguidos por DVDs de filmes e de jogos, e eletrônicos diversos. O comércio local vem apostando em vitrines chamativas e preços promocionais, como forma de atrair a clientela”, afirma Charbel Tauil.

Segundo o setor, desde o início do ano as datas comemorativas apresentaram desempenho de vendas mais modestos do que quando comparadas com anos anteriores. Fabiano Gonçalves avalia o impacto da comemoração do Dia das Crianças nas vendas da cidade.

“Para nós, comerciantes, a chegada deste dia tão especial é vista positivamente, já que significa o aumento dos ganhos com a venda. Este ano esperamos que, mesmo timidamente, o segmento de produtos voltados para a garotada consiga dar um drible na baixa do mercado e alcance aumento da intenção de compras, sobretudo, se comparado com a mesma data no ano de 2013”, explica o presidente da CDL.

Para quem quer priorizar alternativas mais econômicas na hora de escolher os presentes para as crianças, o presidente do Sindilojas alerta sobre a importância de comprar em lojas formalmente estabelecidas.

“Assim evita-se correr risco de adquirir produtos falsificados, ou mesmo, perigosos para a saúde e a segurança das crianças. O consumidor deve também exigir sempre a nota ou cupom fiscal, ferramenta extremamente útil no caso de trocas ou de necessidade de assistência técnica”, ressalta Charbel Tauil.

Mais vendas – No Plaza Shopping, no centro da cidade, lojistas que comercializam produtos voltados para o público infantil têm expectativa mais alta do que o comércio de rua.

A estimativa é de que as vendas nestes locais cresçam quase 15%, como analisa a gerente de uma loja especializada em brinquedos, Daniele Gomes.

“A expectativa para o Dia das Crianças é vender 15% a mais que no ano passado. Em relação aos produtos da loja, o que mais tem sido procurado para as meninas são brinquedos e fantasias do filme “Frozen” e brinquedos da “Peppa Pig”. E para os meninos, a procura está grande por brinquedos das “Tartarugas Ninja” e do filme “Como treinar seu dragão 2”, revela a gerente.

Já Lilian Pereira, gerente de uma loja de roupas infantis no shopping, compara o Dia das Crianças para as lojas infantis como o Dia das Mães para outros estabelecimentos e que, por isso, “a expectativa é a melhor possível”.