Copa do Mundo: comércio de Niterói prevê alta de até 20% nas vendas

04/05/2014

2014-05-04 - OFLU capa_p

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) estima crescimento de 10% a 20% nas vendas em junho, impulsionada pela Copa do Mundo e também pelas férias escolares. Com a chegada do grande evento esportivo, lojas reforçam seus estoques esperando uma maior procura dos consumidores. Com as vagas para hospedagem no Rio esgotadas, os hotéis da cidade esperam receber muitos turistas que virão para assistir aos jogos.

“Tradicionalmente Niterói já registra aumento do número de visitantes durante as férias de meio de ano, gerando aumento nas vendas em geral, mas desta vez há o dado novo que é a Copa”, comenta Charbel Tauil, presidente do Sindilojas.

Entre os segmentos que mais deverão se beneficiar, Charbel cita as lojas de eletrodomésticos (principalmente com a venda de TVs); roupas, adereços e acessórios esportivos; e bares, restaurantes e quiosques.

“O resultado poderia ser ainda melhor para o comércio em geral, se não fosse o excesso de pontos facultativos, dias parados e ‘enforcados’ no período dos jogos do Brasil”, critica o presidente do Sindicato dos Lojistas.

Carolina Domingues, de 30 anos, que tem uma loja de artigos para festas na Rua Visconde de Uruguai, no Centro, se preparou para o período enchendo o estabelecimento com produtos do Brasil.

“A procura por coisas da Copa ainda é pequena. A maioria das vendas atende pessoas que estão fazendo o aniversário dos filhos e aproveitam a Copa como tema para a decoração da festa. Mas a expectativa é de que vá crescendo à medida que a Copa vai chegando”, conta.

Outro comerciante, Luiz Fu, também equipou seu comércio, no Centro, para a Copa. Ele diz que espera uma alta de 10% nas vendas, mas prefere ser cauteloso e só irá aumentar o estoque se a demanda crescer.

“Eu coloquei alguns produtos na loja e espero que as vendas aumentem uns 10% nesse período, apesar da concorrência forte”, disse.

Para estimular as vendas o Sindilojas deflagrará, já a partir desta semana, uma campanha junto aos comerciantes, estimulando-os a adotar propagandas com programação visual semelhante, destacando a torcida pela Seleção Brasileira e remetendo a um clima de paz e confraternização popular.

“Quanto melhor o lojista se preparar para sua clientela, mais ele haverá de render”, assinala Charbel.

Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói espera além do aquecimento nas vendas do comércio, boas oportunidades para setores que envolvem o turismo, como hotéis e restaurantes.

“A Copa do Mundo será de muita importância para o comércio de Niterói, temos uma expectativa de crescimento não só no que diz respeito ao turismo. Isto com certeza irá impactar nos setores de gastronomia, moda e lazer. Além do aspecto turístico existe também a expectativa de aumento de vendas no que diz respeito às ornamentações  e adereços da Copa que devido ao clima contagiante faz com que a população aumente o consumo destes produtos, criando uma demanda muito positiva nas vendas”, afirma Luiz Vieira, diretor financeiro da entidade.

Hotelaria – Niterói não sediará nenhum jogo da Copa do Mundo, mas a proximidade com o Rio, somada ao esgotamento das vagas de hospedagem na capital, fez os hotéis da cidade ficarem bastante atrativos para os turistas que virão acompanhar o evento. Mesmo sem um levantamento preciso do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Niterói quanto à ocupação dos quartos disponíveis na cidade em todos os estabelecimentos, que permita a detecção do número de reservas, pode-se afirmar que a procura é grande em algumas unidades.

Nos dois estabelecimentos consultados pelo sindicato: Icaraí Praia Hotel e Viareggio Hotel, só há vagas no hotel do Ingá. No H Niterói, um dos mais luxuosos da cidade e responsável por 30% de toda a oferta de hotelaria da cidade, a ocupação para o período já é de 70%. De acordo com o diretor do hotel, Rodrigo Alvite, a maioria dos hóspedes ficará na cidade em razão da Copa, mas há também turistas convencionais da época.

“A expectativa para a Copa do Mundo é alta. Teremos como hóspedes desde patrocinadores, torcedores que vêm de outros países e também de outros estados do Brasil, como aqueles que estarão na cidade com outros objetivos”, disse.

Fonte: O Fluminense