Sindilojas empossa nova diretoria em clima de otimismo e união com entidades empresariais

14/05/2014
Prestigiada com as presenças de expressivas lideranças políticas e classistas e de grande número de empresários tradicionais da cidade, a diretoria eleita para a gestão 2014/2018 do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) tomou posse em solenidade realizada terça-feira, dia 13, em almoço no restaurante Paludo, em São Francisco.

Ao recepcionar o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil, destacou o clima de união e de soma de esforços existente com a CDL Niterói e com a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), presididas respectivamente por Fabiano Gonçalves e Luiz Paulino Moreira Leite.

“Todas as nossas lutas têm o mesmo objetivo, que é o apoio à atividade comercial. Juntos, podemos avançar muito mais, e com maior velocidade”, disse Charbel Tauil ao prefeito Rodrigo Neves, que injetou ânimo adicional à da posse ao declarar que “está se iniciando um novo tempo para o Sindilojas Niterói”.

Charbel disse ver como promissor o cenário para o comerciante lojista estabelecido em Niterói. “Estamos num momento muito positivo no âmbito da administração pública municipal. Desde o seu primeiro momento, o atual governo mantém uma saudável ligação direta com as entidades de classe, acolhendo sugestões e imediatamente buscando soluções para os problemas apresentados. O prefeito demonstrou ter sensibilidade para perceber que Niterói vive do comércio. E nós fazemos questão de reconhecer — de público — o quanto ele, Rodrigo Neves, tem sido parceiro e solícito com a nossa categoria”, elogiou.

Com relação à integração das entidades empresariais, pelo menos uma bandeira já foi escolhida: a luta pela redução do número de feriados e pontos facultativos na cidade.

“Já temos até uma sugestão concreta”, disse Charbel. “O Sindilojas, a CDL e a Associação Comercial estão defendendo que o aniversário de Niterói deixe de ser feriado para se tornar apenas uma data comemorativa, a exemplo do que é já feito no Rio de Janeiro”, completou o presidente do Sindilojas.

Nesse sistema, todos os festejos pelo aniversário municipal são mantidos, mas com o comércio funcionando normalmente. “Afinal, não é possível se falar em desenvolvimento econômico e social, geração de empregos e aumento na arrecadação de impostos, com as empresas a todo instante de portas fechadas”, criticou Charbel.

Presenças – Além de Rodrigo Neves e do vice-prefeito, Axel Grael, vários membros da administração municipal estiveram presentes, tais como os secretários Cesar Augusto Barbiero (Fazenda); Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos), e de Esportes (Bruno Souza), além do presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), Paulo Freitas. O empresário Fabiano Gonçalves marcou presença não apenas na condição de secretário de Desenvolvimento Econômico, mas também como presidente da CDL Niterói.

Prestigiaram a posse os deputados federais Chico D’Angelo e Sergio Zveiter, os estaduais Felipe Peixoto e Comte Bittencourt, e os vereadores Beto da Pipa e Bruno Lessa.

Ex-presidente da CDL e membro da diretoria do Sindilojas, o empresário Joaquim Pinto figurou entre as lideranças de classe presentes à posse, tais como o presidente da Ademi, Jean Pierre Biot, e o ex-presidente da entidade, Joaquim Andrade; e presidentes de Sindicatos, como Aécio Nanci Filho (Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde); Andréa Marques (SindSalões) e Alberto Machado Soares (Sindicato dos Condomínios).

Chapa completa – A gestão 2014/2018 do Sindilojas Niterói tem à frente, como Diretores Executivos, Charbel Tauil Rodrigues (Presidente); Luiz Sérgio Martins Lobo (Diretor Secretário); e Renato Sheeny Pinto (Diretor Tesoureiro); Diretores Suplentes: Flávio Campos Carvalho, Francisco Carlos Souza e Joaquim Manuel de Sequeira Pinto; Efetivos do Conselho Fiscal: Amauri Pinto de Azevedo, Rodrigo Cardoso Diuana e Silvio Altimério Schuindt; Suplentes do Conselho Fiscal: Vinicius Lopes da Cunha, José Luiz Valente Pascoal e Luiz Carlos Ferreira Pachecos; Delegados Representantes Efetivos: Charbel Tauil Rodrigues e Renato Sheeny Pinto; e Delegados Representantes Suplentes: Amauri Pinto de Azevedo e Flávio Campos Carvalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindilojas Niterói