Niterói vai ganhar delegacia da Junta Comercial

30/08/2013
O prefeito Rodrigo Neves assinou nesta sexta (30/8) protocolo de intenções com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, e o shopping Bay Market, para a implantação de uma Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) na cidade ainda este ano, que funcionará no Bay Market.

Rodrigo Neves afirmou que a vinda da Jucerja é uma grande conquista para a cidade.

“É uma conquista muito importante e resultado da parceria com o governo do estado e o setor privado. Desde que Niterói perdeu a condição de capital do Estado, perdeu a delegacia de Jucerja. Ela vai representar muito para o desenvolvimento da cidade e o apoio das atividades econômicas e produtivas. Niterói, pouco a pouco, vai recuperando sua crediblidade, a confiança dos parceiros e cidadãos. Ficamos quatro anos no CAUC (Cadastro Único de Convênios), o Serasa das Prefeituras. Em três meses, tiramos o município do CAUC, e implantamos um choque de gestão e ajuste fiscal para que Niterói recupere a capacidade de investimentos. Esse novo modelo de gestão, moderno e dinâmico, produz resultados e a conquista da Jucerja é um deles”, afirmou.

O secretário Júlio Bueno disse que uma das razões do governo estadual trazer a Jucerja para Niterói foi a organização da administração pública municipal.

“Niterói reúne todas as características para ser uma cidade absolutamente ímpar, não só no Estado do Rio, como em todo o Brasil, pelos seus ótimos indicadores de renda e escolaridade. A Junta Comercial é um exemplo hoje e trazê-la para Niterói é importante devido a indústria naval e os múltiplos serviços que a cidade oferece”, disse

Além da delegacia da Jucerja, foi anunciada também na reunião a implantação da Sala do Empreendedor, que também funcionará no Bay Market, por meio de uma parceria da Prefeitura e o Sebrae.

A Sala do Empreendedor vai reunir em um só local todos os serviços necessários do poder público municipal para as empresas (desde o empreendedor individual até as firmas de pequeno porte).

A sala terá equipes das secretarias de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Fazenda, Meio-Ambiente, entre outras, e prestará orientações, consultas prévias de local, abertura, alteração e encerramento de empresas, alvará de funcionamento, certidões de regularidade fiscal e tributária, um conjunto integrado de ações para encurtar a distância entre os planos de negócios que contará com suporte e consultoria do Sebrae.

Fonte:PMN