Um portal para o futuro

Artigo do presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, publicado em “O Fluminense” de sábado, 15/02/2014:

Publicado em 15/02/2014 em

Um portal para o futuro

Tanto os cidadãos nascidos em Niterói como aqueles que adotaram a cidade para residir e trabalhar — como é o caso de muitos comerciantes — estão tendo diante de si uma chance inédita de opinar e influir nos rumos a serem tomados pela ex-Capital fluminense nos próximos anos. Trata-se do portal “Niterói que queremos”, que até 10 de março estará recebendo sugestões e opiniões a respeito da cidade. Além de oferecer um questionário online sobre os setores mais problemáticos dos serviços públicos, o visitante é convidado a eleger as três principais prioridades para o município no futuro próximo.

Não é necessário se identificar, e o espaço para sugestões está lá, à espera de quem quiser colaborar. O portal integra o plano “Niterói que queremos”, realizado em conjunto pelo Movimento Brasil Competitivo e pela Prefeitura, com apoio técnico e metodológico da Macroplan.

A iniciativa surge num cenário emblemático. Niterói não só vem passando por rápidas e profundas mudanças como se encontra no limiar de um novo momento, estando em debate a realização de grandes obras estruturantes, a atração de investimentos vultosos e o redesenho das vocações de algumas das regiões do nosso território. Novos paradigmas estão batendo à porta de nossa cidade, e o comércio lojista precisa ter sua voz ouvida e respeitada nesse processo, dada sua destacada importância na economia local. Que só tende a crescer: quanto melhor se torna uma cidade, maior tende a ser seu movimento comercial, e vice-versa.

Em suma, este é um momento especialíssimo. Que cada um apresente sua contribuição, compartilhando seus ideais e pontos de vista. Mas, lembremos: é preciso participação, para tal engrenagem funcionar. Para nós, lojistas, por exemplo, o levantamento é uma grande oportunidade para externarmos nossas inquietações quanto a questões como trânsito, posturas, segurança pública e urbanismo — temas recorrentes em nosso dia a dia. É fundamental que isto aconteça, até mesmo para que nos sintamos à vontade para cobrar, no futuro, o equacionamento e a solução dos problemas que elencarmos.

Enfim, todos nós do Comércio estamos convidados a nos manifestar. A hora de fazê-lo é agora, em www.niteroiquequeremos.com.br.