Sindilojas Niterói pede que estacionamento rotativo na cidade seja de fato ‘rotativo’

Presidente Charbel Tauil também sugere ampliação do estacionamento rotativo em Icaraí após as 18h para evitar ação de flanelinhas

O Sindilojas Niterói encaminhou neste dia 03 de fevereiro ofício à Prefeitura de Niterói solicitando mudanças no estacionamento rotativo da cidade para que ele se torne de fato rotativo, como diz o nome.

O serviço de estacionamento rotativo tem por objetivo atender as demandas por vagas de estacionamento garantindo a mobilidade e o fluxo contínuo de pessoas ao comércio e serviços. Além de democratizar o uso do espaço público, estimular o desenvolvimento ele contribui também para a melhoria da mobilidade urbana onde é implantado.

Mas, atualmente, o motorista se utiliza de vários bilhetes para deixar seu veículo estacionado por vários períodos numa mesma vaga, impedindo que a rotatividade de fato exista.

Quando o estacionamento público fica ocupado or um único veículo durante todo o dia, impede que muitas outras pessoas venham a utilizá-lo. Isso vem prejudicando os lojistas, principalmente nos grandes polos comerciais do Centro e de Icaraí, na Rua Moreira César e adjacentes, já que muitas pessoas deixam de consumir porque não encontram local para deixarem seus veículos.

Estudos técnicos realizados por vários especialistas em trânsito e mobilidade urbana indicam que uma vaga de estacionamento público pode ser transformada em cinco vagas a partir da instituição do rotativo de fato.

“Sugerimos que o período, que hoje é de duas horas, não possa ser renovado por mais do que outras duas horas para que haja de fato uma rotatividade nas vagas. Acreditamos que quatro horas seja tempo suficiente para que a maioria das pessoas consiga fazer suas compras, ir ao banco ou comparecer a consultas médicas ou com seus advogados”, explica o presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil.

Outra medida solicitada pelo Sindilojas Niterói no ofício enviado à prefeitura é que o horário de estacionamento rotativo na Rua Moreira César e em vias adjacentes, que hoje se encerra às 18h, seja estendido até as 20h, visto que a maioria dos estabelecimentos comerciais na região costumam ficar abertos até este horário.

“Como o comércio da Moreira César fecha às 20h, nesse horário entre 18h e 20h o motorista fica exposto à ação dos flanelinhas, que costumam extorquir dinheiro sob intimidação e ameaças”, justifica Charbel Tauil.